segunda-feira, 8 de agosto de 2016

SISTEMA DE PESO E CUBAGEM



É comum o uso de tabelas de preços de transporte pelas transportadoras rodoviárias. Estas tabelas transmitem informação ao cliente sobre o preço que será cobrado no transporte da mercadoria, conhecido como “Taxa do transporte”. Geralmente esta tabela contém: taxa de transporte peso (este valor é calculado de acordo com peso real da mercadoria ou pelo seu peso cubado); taxa de transporte valor (segundo o valor da mercadoria incluindo o ad valorem e taxas de coleta, entrega e portagem) e gestão de risco (utilizando a localização do veiculo em tempo real e escolta de acordo com o valor da carga). Qualquer mercadoria que seja destinada ao transporte ocupa um espaço dentro do veículo. Este volume deve ser calculado e passado ao cliente através de cálculo de cubagem. A cubagem tem grande importância visto que desta maneira empresa lucra com o volume ocupado pela mercadoria dentro do veiculo e não só com o peso real desta, visto que na maioria dos casos o peso não é proporcional ao tamanho da embalagem (Silva et al., 2005, p. 1).
Por que pesar e medir a cubagem de cargas é tão importante?
A literatura sobre o tema é extensa, encontramos na própria internet descrição da importância destes no processo logístico, entretanto, sua empresa está empregando bem as informações de peso e cubagem nos processos de embalagem, armazenagem, transporte, distribuição e até na cobrança ou auditoria de fretes?
Em geral o cadastro de produtos no ERP de uma empresa, não considera de forma adequada estas informações, muitas vezes alimentada no sistema manualmente e sem qualquer cuidado com sua acuracidade.
Indústrias, Transportadoras e Operadores Logísticos que dependem destas informações, para atividades tão diversas quanto: cobrança de fretes, cálculo de otimização cúbica, planos de rota, volume ideal para armazenagem, definição da embalagem ideal a ser usada, entre outras,muitas vezes trabalham com informações de peso e volume estimadas ou ainda informadas pelo próprio cliente ou fornecedor.
Qual o nível de precisão destas informações?
Como proceder para garantir acuracidade?
A forma tradicional exige uma boa dose de paciência, uma fita métrica, uma balança, papel, caneta e... Muita digitação. Erros acontecem, afinal “errar é humano”.
Os equipamentos de peso e cubagem atuais, oferecem uma grande vantagem sobre os métodos acima, pois além de serem aferidos, garantindo a precisão que se necessita, oferecem diferentes formas de leitura das medidas, as mais usuais são Ultrasom e Laser, que dão velocidade em processos mais “nervosos”.
Quer seja leitura item a item (estática), quer seja leitura em movimento (dinâmica), o processo de pesar e medir via equipamentos automatizados, oferece a garantia de acerto e uma redução drástica na entrada destes dados, pois tudo que se coleta via hardware é transferido via software para sistemas de ERP, WMS, TMS, Tarifadores, Sistemas de simulação entre outros.
Aumente a eficiência operacional de Armazéns, Centros de Distribuição e Operadores Logísticos alimentando com informações “quentes” seus sistemas de gerenciamento e tarifação. Peso e cubagem exatos para pacotes, caixas, paletes e outros volumes!
As informações dimensionais coletadas pelos equipamentos manuais ou automáticos podem ser diretamente transferidas para Bancos de Dados, auxiliando em processos de:
- Maximização de espaços para armazenagem e seleção de áreas;
- Seleção de caixas apropriadas para transporte de volumes e mercadorias;
- Determinação de Planos de ótimos de carga em veículo e da paletização;
- Cálculos dimensionais, cálculos de valor de frete para manifestos.
Deixe de lado o trabalho intensivo com a fita métrica, sujeito a muitos erros e ponha nossos equipamentos para trabalhar por você. Precisa de uma solução customizada? abaixo existe uma ótima solução para estes casos no site:

Fonte: http://pt.wikibooks.org/cubiscan.com/startrade.com.br




Nenhum comentário: