sexta-feira, 7 de agosto de 2015

EDI - ELECTRONIC DATA INTERCHANGE

EDI ou ELECTRONIC DATA INTERCHANGE
Significa troca estruturada de dados através de uma rede de dados qualquer. Segundo Turban et al, o EDI pode ser definida como o movimento eletrónico de documentos standard de negócio entre, ou dentro, de empresas. o EDI usa um formato de dados estruturado de recolha automática que permite que os dados sejam transformados sem serem reintroduzidos. Além disso, Turban et al consideram que o uso primário do EDI é transferir transações de negócio repetitivas tais como: encomendas, faturas, aprovações de crédito e notificações de envio. Isto significa que o EDI hoje, contrariamente ao que muitos acreditam, não implica comunicação em tempo real.


APLICAÇÃO
O EDI pode ser aplicado em qualquer área de negócio, porque não está limitado a padrões e modelos de documentos determinados. Sendo assim, é possível criar um padrão proprietário e aplicá-lo em específico entre parceiros de negócios ou departamentos dentro de uma mesma organização. As relações mais evidenciadas do uso do EDI está entre instituições privadas e públicas, onde podemos determinar o relacionamento cliente - fornecedor, organização - instituição financeira e contribuinte - orgão fiscalizador.
VANTAGEM
- maior celeridade nas encomendas.
- melhor controle do inventário.
- menor flutuação financeira.
- alinhado as capacidades estratégicas da organização , é evidente a redução de custos nas relações de trocas de informações.
- desempenha papel crucial na combinação de várias áreas de competência, sendo base para o fomento na expansão da cadeia de valor.


Para que possa obter ao máximo as vantagens trazidas com o EDI é necessário a integração entre todos os componentes do EDI através de um software gestor de EDI. Com este objetivo a Evidência CSI dispõe de um excelente sistema gestor e processamento de EDI.
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA:


Nenhum comentário: