sábado, 26 de dezembro de 2015

LOGÍSTICA NA INTERNET

Vendas pela internet exigem cuidados específicos em relação às entregas antes, durante e no pós-venda.

    A logística pode ser um problema para a maioria das lojas virtuais, independente do seu tamanho. Saiba que o relacionamento com o seu cliente vai enfraquecer caso você deixe de entregar o pedido, não entregue no prazo ou faça o envio errado do produto.

    Portanto, antes de criar seu comércio eletrônico é necessário ter uma estrutura empresarial e um planejamento logístico que tem peculiaridades se comparado ao do comércio tradicional. 
    Nesta página, conheça as etapas do processo de vendas em plataformas virtuais e saiba como organizar uma logística e um estoque que garantam o sucesso do seu negócio. 

    Etapas do processo

      1 - Preparação do pedido

      O comprador precisa localizar e identificar a mercadoria, obter as informações necessárias para tomar a decisão de compra, autorizar a transação financeira e transmitir o seu pedido para o site. 

      2 - Processamento do pedido


      A partir do pedido efetuado pelo cliente, cabe ao site e às entidades envolvidas no processo, como as administradoras de cartão de crédito e empresas anti-fraude, analisar os dados, processar e validar o pedido. O pedido válido e sem risco de fraude segue para o financeiro.

      3 - Confirmação do pedido


      Implica na confirmação da transação financeira, separação da mercadoria - ou sua encomenda junto ao fornecedor - embalagem, emissão da documentação fiscal e entrega ao transportador. O tempo de entrega é contado a partir desse momento. 

      4 - Entrega


      Corresponde ao envio da mercadoria ao destinatário. Pode ser oferecida ao comprador a possibilidade de rastreamento das mercadorias após a entrega delas ao transportador.



      Antes de partir para a criação do comércio eletrônico, é necessário ter uma estrutura empresarial e um planejamento logístico que tem peculiaridades se comparado ao do comércio tradicional.

      A logística tem a mesma definição para qualquer tipo de negócio: é o processo de planejar, executar e controlar eficientemente o transporte, a movimentação e o armazenamento de produtos dentro e fora das empresas, garantindo a integridade e os prazos de entrega dos produtos aos clientes.

      Manter um site na internet sem se preocupar com estrutura de logística significa não esperar retorno algum e, talvez, ter prejuízos enormes. O processo de atendimento dos pedidos e entrega dos produtos (a logística de distribuição) é um dos principais problemas do comércio eletrônico.

      O varejo virtual

      Apesar de logística ser um conceito universal, a logística do varejo virtual possui características únicas, que exigem um esforço de aprendizagem para todos os envolvidos nesse tipo de atividade: fornecedores, transportadoras, operadores logísticos e empresas de varejo virtual.
      • A loja funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.
      • A loja oferece um rico conjunto de informações, que envolvem a localização e identificação do produto, comentários de outros consumidores, informações sobre preço e frete e tempo de entrega.
      • O ciclo de tempo para a entrega de produtos e serviços é menor.
      • Divulgação é estratégica para a visibilidade da loja virtual. Os custos de comunicação podem ser menores e há a eliminação de intermediários do canal de distribuição.
      • O tempo de exposição da marca é aumentado.
      • Mercadorias que não chegam ao destinatário final e as devolvidas por insatisfação ou defeito são os dois fatores mais relevantes.

        Uma logística reversa bem estruturada resulta em satisfação do cliente e redução nos custos da empresa. Por isso é importante saber diagnosticar precisamente o motivo da devolução para tratar o assunto no detalhe.
        Uma estrutura eficiente de serviço de atendimento para atender e saber rapidamente como conduzir essas ocorrências. O fator logística pode ser dividido em duas partes:


        • Aquelas que não chegam até o destinatário final: na maioria dos casos está relacionada à falta de integração entre sistemas comprometendo a integridade das informações como endereços dos destinatários ou a falta de comunicação relacionada ao horário da entrega versus horário do recebedor no endereço destino.
        • Aquelas que chegam até o destinatário e são devolvidas por insatisfação ou defeito no produto: caso este que está relacionado em sua maioria a uma série de questões como insatisfação do clientes pura e simplesmente, entrega incorreta em razão de um cadastro mal executado do protudo ou falta de integração entre backoffice e WMS logística, má acondicionamento do produto causando dados ou quebras, cultura de consumo eletrônico mal-intencionada (malandragem), má ou incompleta apresentação do produto no site, falta de padronização de moldes nos calçados ou vestuários, etc.
        Portanto, contar com uma estrutura integrada e organizada pode fazer toda a diferença no momento de identificar os problemas e conseguir, imediatamente, buscar as soluções mais viáveis tanto para a empresa como para o cliente.
      • Fonte:http://www.sebrae.com.br/